sábado, 29 de novembro de 2008

Diferenças existentes entre clones e Transgênicos

Um clone é um indivíduo derivado de outro e que possui o mesmo património genético do indivíduo original, produzido por reprodução assexuada. Um clone é, portanto, e de forma simplista, como que um gêmeo idêntico defasado no tempo.
Apesar de se ter falado muito recentemente da clonagem artificial, nem todos os clones são obtidos dessa forma. Há algumas espécies que se reproduzem naturalmente por clonagem (ou pelo método aparentado da partenogénese), gerando gerações de indivíduos geneticamente idênticos entre si e às suas mães. Uns exemplos clássicos são o dos afídeos e a das plantas plantadas através de mudas.
Em um dos métodos para se conseguir um clone, é necessario retirar o núcleo da célula original, e implantá-la em uma outra célula, da qual foi retirada também o núcleo para implantar o ser que vai ser clonado. Ex.: Para clonar uma ovelha, é necessario retirar o núcleo de sua célula e implanta-lo em uma outra célula anucleada (que pode ser o óvulo de um individuo da mesma espécie. Assim, geraria uma célula-ovo, que seria implantado em um útero de qualquer fêmea da mesma espécie, e assim, ao final da gestação, teria a "cópia do animal orginal".

Transgênicos ou transgénicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contenham material genético de outros organismos. A geração de transgênicos visa um artigo transgénico biológico a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

Exemplos de Clonagens:
Ovelha Dolly, o primeiro animal clonado a partir de um ser adulto.
Clonagem de Seringueiras

Exemplos de Transgênicos
Arroz dourado
Mamão transgênico brasileiro
Milho para produzir hormônio

karol

Um comentário:

Unknown disse...

Karol...o teu texto ficou ótimo!!!
Por que vc não acrescentou sua opinião sobre o assunto???
Lamento não ter feito vc gostar de biologia!!!! Espero q daqui pra frente vc consiga fazer aquilo q gosta!!! Bjos.