domingo, 30 de novembro de 2008

DIFERENÇA ENTRE CLONES E TRANSGÊNICOS

CLONES
A Clonagem é o processo natural ou artificial em que são produzidas cópias fiéis de outro indivíduo.
O processo de clonagem natural ocorre em alguns seres, como as bactérias e outros organismos unicelulares que realizam sua reprodução pelo método da bipartição, além disso, o tatu também produz um clone através da poliembrionia.
No caso dos humanos, os clones naturais são os gêmeos univitelinos, ou seja, são seres que compartilham do mesmo material genético (DNA), sendo originado da divisão do óvulo fecundado.
No processo de clonagem artificial existem várias técnicas de clonagem, uma delas permite clonar um animal a partir de óvulos não fecundados, sendo este processo conhecido desde o século XIX, estes processos eram praticados pelos horticultores que obtinham clones de orquídeas, que através de tecidos meristemáticos de uma planta matriz, originava dezenas de novas plantas geneticamente idênticas.

EXEMPLO

Ovelha Dolly primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas.

POSICIONAMENTO
Eu sou afavor da clonagem em casos de preservação de animais em extinção desenvolvimento de animais imunes a algumas doenças que são contagiosas e a clonagem de células humanas para tratamento de doenças, como: pâncreas para diabéticos e de células do sangue para os leucêmicos. Mas sou contra a clonagem humana por comprometer a individualidade, a perda de variabilidade genética, envelhecimento precoce grande número de anomalias, lesões hepáticas, tumores e baixa imunidade.

TRANSGÊNICOS:
São Alimentos Geneticamente Modificados criados em laboratórios com a utilização de genes de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.
Esses novos genes introduzidos quebram a seqüência de DNA, que sofre uma espécie de reprogramação, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substância diferente da que era produzida pelo organismo original.

EXEMPLO DE TRANSGÊNICO

Mamão papaia transgênico, com o mesmo gosto e a mesma aparência, contendo dois genes a mais que o tradicional, foi desenvolvido pela Embrapa, no Brasil. Um dos genes torna a planta resistente ao vírus da mancha anular, ou mosaico, responsável por grandes prejuízos nas plantações da fruta.

POSICIONAMENTO
Eu sou a favor dos transgênicos pelo aumento da produção de alimentos e maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento mas sou contra por causar reações alérgicas, a resistência às pragas e pesticidas aumentando o consumo do mesmo que pode matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.


Kely Angélica Medeiros Prates

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho!!! Vc sabe se posicionar com coerência e objetividade!!! Foi ótimo trabalhar com vc!!! Mto sucesso nessa nova etapa da vida!!! Bjos.