sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Diferença entre clones e transgênicos
Clone
Quando ouvimos falar em clonagem, a primeira coisa que nos vêm em mente é a ovelha Dolly, o primeiro animal clonado, a partir das células de um indivíduo adulto. A clonagem, entretanto, não se refere apenas ao método aplicado no caso de Dolly. Podemos clonar, ou gerar "cópias", de genes, células, tecidos, órgãos e plantas. A palavra clone deriva do grego Klón, o broto da planta que quando quebrada pode se desenvolver como a planta-mãe. Para os microbiólogos, por exemplo, o termo clone se aplica a uma população de microorganismos geneticamente idênticos. Nos animais, inclusive no homem, ocorre um processo de clonagem natural que leva a formação de gêmeos "idênticos." Isto se dá quando o embrião, nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, sofre uma divisão natural, originando dois ou mais indivíduos "geneticamente iguais."
Transgênico
Os transgênicos são organismos que têm sua genética modificada em laboratório por cientistas. Com a técnica de transgenia é possível criar seres que apresentam características de diferentes espécies. É possível, por exemplo, criar porco com características de seres humanos; milho com características de bactéria; arroz com característica de veneno de aranha.
O que pode acontecer com quem consome estes tipos de alimentos: Aumento de alergias; redução ou anulação da eficácia dos remédios que contêm antibióticos;aumento do nível de substâncias que podem prejudicar a saúde; aumento de resíduos de agrotóxicos, não só nos alimentos, mas também nos rios e no solo.
Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA - que contém as características de um ser vivo. Por meio da engenharia genética, genes são retirados de uma espécie animal ou vegetal e transferidos para outra. Esses novos genes introduzidos quebram a seqüência de DNA, que sofre uma espécie de reprogramação, sendo capaz, por exemplo, de produzir um novo tipo de substância diferente da que era produzida pelo organismo original.

Exemplos de clones:a ovelha Dolly, Megan e Morag.
Exemplos de transgênicos:o arroz dourado,o mamão transgênico brasileiro,milho,soja.

Conclusão
Eu sou contra os alimentos transgênicos,pois o individuo que ingerir qualquer alimento que for transgênico poderá ter reações alérgicas e outras mais reações e não só prejudica o ser humano,como prejudica o solo também por causa dos agrotóxicos.
Também sou contra a clonagem humana,mas sou a favor pela clonagem da espécie animal.

Nome:Aline de Pelegrini

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns, Aline....o texto ficou simples e objetivo!!! Sucesso nessa nova etapa!!! bjos.

Unknown disse...

Claro e objetivo. Me ajudou muito! :)